CARREIRAS

Projeto de iniciação profissional em Timbó beneficia estudantes de escolas municipais

16/07/2021 15:00:00

Projeto de iniciação profissional em Timbó beneficia estudantes de escolas municipais

A Prefeitura de Timbó firmou parceria com o Sesi/Senai Timbó, entidade da Fiesc, para a implementação de cursos direcionados a jovens acima de 12 anos. 

O objetivo é que eles possam experimentar na prática um pouco das profissões, afim de que estejam mais preparados para uma futura entrada no mercado de trabalho. 

Em razão dos protocolos exigidos pela pandemia, os atendimentos tiveram que ser reduzidos, por isso, os cursos contemplarão oito turmas com 108 alunos do 6º ao 8º ano.

Os cursos terão a variação de carga horária entre 4h e 20h.

OS CURSOS MINISTRADOS SÃO:

  • Informática e Introdução a Programação.
  • Moda.
  • Personal Stylist.
  • Workshop de Fotografia com Smartphones.
  • Empreendedorismo.
  • Qualidade no atendimento ao Cliente.
  • Segurança no Trabalho e Doméstica.
  • Mecânica Básica.
  • Eletrotécnica.
  • Orientação ao Mundo do Trabalho.
  • Workshop de Postura Profissional.

Silvia De Pieri, gerente executiva do Sesi/Senai Regional Vale do Itajaí, comenta que a parceria é mais um exemplo de um programa estruturado, feito por muitas mãos:

”O projeto tem como objetivo oferecer experiências aos estudantes sobre diferentes atividades profissionais, trabalhando com a cultura maker, ‘mão na massa’, para o desenvolvimento de competências. E também para que eles possam se identificar com diferentes atividades e setores produtivos, contribuindo com suas escolhas futuras”.

A aula inaugural desta quinta-feira (15), contou com a presença do secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai, que enfatizou os benefícios dos cursos para esses jovens que, mesmo cedo, já têm a intenção de se preparar para o mercado de trabalho:

“Eles têm a oportunidade de vislumbrar o primeiro emprego para poderem se destacar no mercado. Embora não tenham idade para trabalhar ainda, terão um pontapé inicial bastante considerável para que possam se estabelecer, mais tarde, no mercado".

Os diretores das escolas contempladas pelo projeto também estavam presentes. Umas das gestoras, Vania Regina Lenzi Zoboli, da escola municipal São Jorge, ficou encantada com toda a organização e cuidado com os alunos nos cursos:

“Como gestora, fiquei animada, porque conheci um pouco do que o Senai promove na vida das pessoas. Desde o começo, não tivemos dúvidas de que seria um projeto muito significativo para eles, que seria uma parceria mesmo, escola e instituição".

"Eles direcionarem algum campo importante para a vida no futuro é fundamental. Já tivemos esse retorno, os alunos saíram daqui motivados e deslumbrados com tudo que já aprenderam nessas primeiras aulas”.