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Prefeitura alerta sobre mensagens enviadas pelo Whatsapp para monitorar os casos de Covid-19

Prefeitura alerta sobre mensagens enviadas pelo Whatsapp para monitorar os casos de Covid-19

A Prefeitura de Blumenau esclarece que não faz monitoramento de pacientes com Covid-19 por Whatsapp.

O monitoramento dos pacientes com coronavírus é realizado exclusivamente por meio do aplicativo Pronto Mobile, não sendo usado em nenhum momento o aplicativo Whatsapp.

De acordo com as informações divulgadas nesta segunda-feira, dia 25, algumas pessoas receberam a seguinte mensagem através do Whatsapp: “Você está sendo monitorado por ser suspeito ou confirmado com CORONA acesse www.blumenau.sc.gov.br/monitoracovid para maiores informaoes.” 

 

O site informado na mensagem não pertence mais à Prefeitura de Blumenau e parece ter sido invadido. 

A Semus esclarece que no início da pandemia e da criação das plataformas online foi utilizado um modelo gratuito de site, com direcionamento, mas que não está mais ativo. 

Atualmente, o site com as informações oficiais está incorporado no domínio da Prefeitura, no endereço https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/monitoramento.

 

A secretaria esclarece ainda que o monitoramento de pacientes com casos confirmados da Covid-19 ou que aguardam resultado de exame, é realizado por meio de ligação telefônica, na qual são questionadas informações sobre o estado de saúde da pessoa e há identificação do profissional de saúde. 

O primeiro contato da Prefeitura por meio do celular é feito por mensagem (SMS), com o texto: “Você está sendo monitorado por suspeição de infeção com CORONA vírus. Acesse blumenau.sc.gov.br/coronavirus/monitoramento/ para maiores informações”.

Já os demais contatos são realizados por notificações do tipo “push”, disparadas pelo aplicativo Pronto Mobile. 

Ao clicar na mensagem, o usuário será direcionado para o aplicativo oficial da Semus, que é o Pronto.



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