PARCERIA

Parceria FURB e Electrolux resulta em inovação no mercado

26/10/2021 08:00:00

Parceria FURB e Electrolux resulta em inovação no mercado

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Electrolux, firmaram parceria e disponibilizaram no mercado, uma geladeira com a nova tecnologia AutoSense

Através de testes realizados dentro da Universidade pelo Grupo de Engenharia Bioquímica e de Alimentos (GENBIA), foi possível verificar e validar o potencial inovador da tecnologia.

O Autosense é uma tecnologia baseada em inteligência artificial, desenvolvida e lançada pela Electrolux.

Ela mantém os alimentos frescos por até 30% mais tempo, conforme verificado em testes conduzidos na FURB e internamente na Electrolux.

Com ela, a geladeira controla sua temperatura utilizando inteligência artificial, o que prolonga a duração dos alimentos no refrigerador. 

O novo produto também utiliza a tecnologia inverter, que mantém a temperatura mais estável e economiza até 45% de energia

Foram as professoras da FURB ligadas ao GENBIA, Tuany Gabriela Hoffmann, mestra em Engenharia Química, e Carolina Krebs de Souza, doutora em Química e Toxicologia de Alimento, que conduziram os testes para acompanhamento da preservação da qualidade de alimentos na geladeira da Electrolux.

Os experimentos feitos com a “Geladeira Top Freezer com AutoSense IF56B Black” no Laboratório de Food Preservation & Innovation (LabFood) da FURB utilizaram alimentos frescos, como morangos, alfaces e cogumelos, muito sensíveis e que facilmente estragam, mesmo no refrigerador.

Tuany explica  que para o grupo de pesquisa, a parceria com a empresa impacta no desenvolvimento de profissionais prontos para o mercado de trabalho e fortalece o grupo de pesquisa, além de poder contribuir ativamente para o desenvolvimento de novas tecnologias de refrigeração.

A parceria entre a Universidade e a Electrolux foi firmada em 2020.

Atualmente, outros projetos de estudo também estão sendo negociados e desenvolvidos em conjunto.