TECNOLOGIA

Sementes Jotabasso automatiza processos com apoio de tecnologia da SoftExpert

02/11/2021 19:00:00

Sementes Jotabasso automatiza processos com apoio de tecnologia da SoftExpert

A Sementes Jotabasso, uma das maiores produtoras de sementes de soja do Brasil, automatizou o processo de embarque de insumos em suas cinco unidades produtivas com a implementação da solução SoftExpert Suite, da SoftExpert, de Joinville. 

Trata-se de uma plataforma corporativa para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital, garantindo mais eficiência e satisfação do cliente.

Com uma área total de 100 mil hectares, a empresa dedica-se ao cultivo de sementes de soja e grãos, e também aposta na diversificação de negócios atuando com lavoura-pecuária e genética animal. 

Para acompanhar sua evolução tecnológica, a Jotabasso identificou a necessidade de automatizar todo o sistema de embarque com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor. 

A organização investiu, somente nos últimos três anos, mais de 300 milhões de reais.

A ferramenta SoftExpert Suite foi implementada para gerenciar todo o fluxo de transporte de cargas. 

Tão importante quando adquirir produtos de qualidade, os produtores precisam receber seus insumos no prazo correto, principalmente por conta da janela de plantio que dura em média 30 dias.

De acordo com o gerente de BI da Sementes Jotabasso, Maikon Abati, esse foi principal ganho com a automação dos processos: permitir uma experiência completa ao cliente, com agilidade e transparência.

Atualmente, além do departamento de embarque, os setores de logística, financeiro, comercial, fiscal, armazenagem e administrativo são os que mais utilizam a solução.

A expectativa da companhia é desenvolver uma estrutura de CSC (Centro de Serviços Compartilhados) para atender todas as áreas da empresa com o software e, consequentemente, entregar produtos cada vez mais alinhados às expectativas dos consumidores.

O gerente de BI da Sementes Jotabasso, Maikon Abati, explica:

"O principal desafio era gerenciar a logística de transporte dos insumos. Nós buscávamos uma solução que nos ajudasse a ter visibilidade sobre todas as etapas do processo de entrega e que nossos clientes pudessem acompanhar o status dos pedidos”.

"Foi criada uma área exclusiva de embarque, responsável por conduzir esse projeto. Com a solução, que oferece visões profundas do negócio por meio de painéis, dashboards e notificações, agora, a liderança tem segurança e maturidade para avaliar quais são os pontos críticos, se os prazos estão sendo cumpridos e quais são as maiores dores dos clientes”.

“Hoje, após três meses de implantação do software, com papéis funcionais, responsabilidades e SLAs bem definidos, nós temos visibilidade real de todas as etapas e o nosso cliente também consegue monitorar pelo chatbot em que fase está o carregamento, rastrear em tempo real o caminhão, e ainda recebe notificações, de forma automática, por e-mail e WhatsApp, tudo integrado à plataforma SoftExpert Suite”.