SOLUÇÕES

Com solução da Involves, Althoff Supermercados recupera 1,7% do faturamento corrigindo erros de execução

01/11/2021 14:00:00

Com solução da Involves, Althoff Supermercados recupera 1,7% do faturamento corrigindo erros de execução

A Althoff Supermercados, rede com sede em Criciúma, passou a contar com o Involves Doors, uma ferramenta de abastecimento inteligente da Involves, que desenvolve uma solução de trade marketing para indústrias, agências e distribuidores, com sede em Florianópolis. 

A solução identifica, entre outros recursos, possíveis rupturas de gôndola ou problemas na disposição dos SKUs no PDV. 

Inicialmente, a rede implementou a tecnologia em quatro das suas 11 lojas.

Em três meses de uso, identificou 8.977 problemas de execução que afetavam as vendas. 

A ferramenta consegue detectar mais de 20 tipos diferentes de erros, como estoque virtual, falta de etiqueta de preço nos produtos e ruptura na gôndola. 

A identificação e correção ágil gerou a recuperação de R$115 mil no período, o que representa 1,7% do faturamento do Althoff. 

Isso é possível porque o Involves Doors usa inteligência artificial para detectar comportamentos fora do padrão em cada SKU.

Dispara alertas diários para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva os problemas identificados pela ferramenta o mais rápido possível. 

Ao final de cada dia, a inteligência artificial do Involves Doors faz a “varredura” nos dados de vendas e de estoque da loja. 

O algoritmo processa esse volume de informações e identifica se algum SKU apresentou comportamento estranho no período. 

Esse aprendizado acontece de forma exclusiva para cada loja e SKU.

Com as informações dos SKUs que precisam ser verificados, a ferramenta distribui automaticamente as tarefas para cada profissional da equipe de reposição, e por meio do aplicativo para smartphone, repositores atualizam o status de cada demanda. 

A precisão da inteligência artificial do Involves Doors, que atualmente está em 90%, evita trabalhos repetitivos, otimizando o tempo da equipe de loja.  

O sistema apura em tempo real qual foi o impacto da resolução, ou não, de cada missão do dia. 

Dados como a venda recuperada e o faturamento perdido no dia ficam disponíveis em tempo real para a equipe de gestão do estabelecimento por meio de um dashboard mobile e web. 

O responsável pelo gerenciamento de categorias do Althoff Supermercados, Amauri Mallet, explica: 

“A ferramenta facilita o trabalho da equipe de abastecimento pois aponta com precisão os itens que devem ser monitorados naquele momento”. 

“O Involves Doors é muito útil porque ajuda o repositor a não ter que ficar procurando trabalho no chão de loja. Basta ele seguir as missões sugeridas diariamente pela ferramenta para manter o PDV organizado e em dia”.

O head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, destaca que o aplicativo funciona como um organizador da rota de reposição dentro do estabelecimento - o que aumenta a produtividade:

“O sistema  organiza as tarefas de cada profissional de acordo com a árvore mercadológica de cada rede. Então, em vez de ficar percorrendo os corredores procurando possíveis rupturas ou problemas de má disposição dos SKUs a olho nu, o profissional tem uma atuação muito mais assertiva”. 

“Além das missões sugeridas pelo sistema, repositores da loja podem criar novas missões à medida que encontram produtos com erros de execução”.

“Essa visibilidade é um benefício que a ferramenta oferece tanto para a resolução mais imediata de erros de execução quanto para detectar e solucionar problemas recorrentes na operação”. 

”Além de ter resultados imediatos, o Involves Doors também permite aos varejistas identificar problemas crônicos na operação. Com isso, a rede pode traçar uma estratégia de vendas mais eficiente e baseada em dados precisos”.

O diretor de operações e tecnologia do Althoff Supermercados, Aquison Machado, conta que a visibilidade oferecida pelo sistema é fundamental para o trabalho:

“A ferramenta permitiu que a gente tirasse do papel um sonho antigo da rede, de tornar a jornada do repositor mais inteligente e confiável”. 

"Agora temos a visão mais apurada de como nossa equipe de loja está trabalhando e se os SKUS estão recebendo atenção sempre que necessário”.