INOVAÇÃO

Texneo traz programa de Inovação Aberta para fomentar parcerias

09/12/2021 14:00:00

Texneo traz programa de Inovação Aberta para fomentar parcerias

A Texneo, especializada no desenvolvimento de malhas sports, beach e underwear, sediada em Indaial, abre um novo canal para potencializar iniciativas atreladas à indústria 4.0. 

A companhia catarinense criou o programa de Inovação Aberta.

O programa convida empresas de tecnologia, startups e instituições de pesquisa a apresentarem soluções compatíveis com os desafios mapeados.

Para participar da proposta, empreendedores, empresas e profissionais se inscreveram no desafio e a etapa de seleção já foi realizada. 

Foram selecionadas oito empresas, situadas principalmente em cidades como Joinville, Florianópolis e no estado do Paraná.

Agora, as empresas se preparam para um pitch day, em que apresentarão suas propostas.

Ainda neste ano, serão divulgados os escolhidos. 

Esta etapa ocorre no dia 30 de novembro.

O programa de Inovação Aberta da Texneo identificou alguns desafios da indústria e questões que poderiam ser otimizadas com tecnologia ou novos processos. 

Três eixos foram definidos:

- Indústria data driven

  • Compreende reunir principais dados dos diferentes sistemas utilizados, para tornar acessível as informações, com inteligência e facilitando a tomada de decisão.

- Tecnologia no chão de fábrica

  • Esse desafio diz respeito à possibilidade de ter uma melhor comunicação com as plantas da fábrica. De maneira visual e padronizada, tirando a possibilidade de erros manuais e agilizando a tomada de decisão durante a produção. Os 3 principais eixos trabalhados neste desafio são: padronização de processos, controles de qualidades intermediários e automatizações em geral.

- Gestão de estoques intermediários

  • Este desafio está relacionado à garantia de localização e controle dos estoques intermediários necessários durante a produção.

OUTRAS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO JÁ NO RADAR

Recentemente a Texneo abraçou outras ações que envolvem a exploração do potencial inovador catarinense. 

A companhia é uma das patrocinadoras do Centro de Inovação Blumenau, o CIB, em que conta com um espaço para potencializar novos projetos. 

Em setembro, patrocinou e participou de um hackathon no espaço, que reuniu estudantes da Furb, empresas do CIB e mentores ligados ao ecossistema de inovação da região.

Fabrício Axt, sócio-proprietário da Texneo, avalia:

“Nossa empresa, em virtude da alta competitividade do segmento, já tem em seu DNA a busca pela inovação constante. Estamos com a expectativa de que a conexão com novos parceiros de desenvolvimento poderá acelerar o processo e trazer inovações ainda mais relevantes para o setor". 

"Além disso, queremos fortalecer o ecossistema de inovação, conectando desafios da nossa indústria com as soluções que estão sendo desenvolvidas nas empresas e instituições focadas em inovação".