Veículos

Fiat Uno dá adeus ao Brasil com série especial Ciao

21/12/2021 17:14:00

Modelo popular chegou ao mercado em 1984, fez sucesso com motor 1.0 e ganhou uma nova geração em 2010, mas sucumbiu à mudança do consumidor

Fiat Uno dá adeus ao Brasil com série especial Ciao

A Stellantis anunciou na segunda-feira (20), o fim da produção do Fiat Uno, seu veículo mais famoso no Brasil.

O compacto, lançado em 1984 com inovações tecnológicas que foram replicadas por seus concorrentes, se despede com uma série especial, a Uno Ciao (tchau em italiano), limitada a 250 unidades numeradas, informou a empresa.

Em 2021, o Uno deve emplacar pouco mais de 20 mil unidades, quase nada se comparado aos 274 mil veículos vendidos em 2011, no auge da segunda geração.

Após estrear em 1984 com um projeto bem mais avançado que seus concorrentes, o sucessor do 147 não agradou de imediato, ganhando apelidos como “botinha ortopédica”. A mecânica sofrível contrastava com a posição de dirigir elevada, os botões e comandos acessíveis, o espaço interno e visibilidade excepcional.

Parecia que não haveria solução para a montadora italiana no Brasil quando o governo federal decidiu isentar carros com motor até 1.000 cm³, criando um segmento que sustentou a indústria até poucos anos atrás.


O Mille virou líder em seu segmento, aproveitando a inércia da rivais da Fiat. Ainda assim, a marca planejou um sucessor, o Palio, que desembarcou em 1996, mas não conseguiu matar o irmão mais velho.

O Uno seguiu como carro de entrada até 2010, quando a Fiat repensou sua proposta e lançou uma segunda geração, conhecida pelo design de quadrados arrendodados.

Se não revolucionou, o novo Uno cumpriu seu papel de carro bem resolvido e moderno para época. O problema é que logo depois surgiu uma nova safra de hatches compactos como o Onix e o HB20 que ditaram uma tendência e sufocaram o famoso carro da Fiat.

 

O Uno Ciao terá cada carro numerado e contará com emblema, cor cinza “Silverstone”, teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto e maçanetas na cor do veículo. Além disso, um adesivo lateral com a inscrição ‘Uno Ciao’ junto da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA”. 

Uma lenda, sem dúvida.