Patrocinado

Dia “D” de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado

Dia “D” de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado

Neste sábado (17), acontece o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020, do Ministério da Saúde (MS). 

 

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vai oferecer um local a mais para imunizar crianças e adolescentes. 

Além das unidades de saúde com sala de vacina ativa, o Ambulatório do Parque Vila Germânica estará aberto e vai atender por ordem de chegada, das 8h às 17h.

 

A abertura do espaço foi uma alternativa encontrada pela Semus para ampliar a cobertura vacinal, que está muito abaixo do esperado. 

Até esta quinta-feira (15), foram vacinadas 2.279 contra Poliomielite.

São apenas 14,61% das 15.597 mil crianças de um a cinco anos, conforme estimativa do MS. 

 

No sábado, as unidades com sala de vacina ativa também estarão abertas das 8h às 17h para atender sem necessidade de agendamento (confira a lista aqui). 

É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. 

Crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas também poderão ser imunizadas.

 

A Campanha Nacional segue até o dia 30 de outubro. 

Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atendendo agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. 

No período da tarde, os atendimentos são destinados aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura.

As salas de vacina dos ESF’s estão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. 

Já os Ambulatórios Gerais (AGs), durante todo o dia, atendem os agendamentos on-line.

 

Campanha contra Poliomielite

 

Simultaneamente a Campanha Nacional de Multivacinação 2020, acontece a campanha contra Poliomielite, a gotinha. 

Nesta ação, a estimativa do MS é imunizar cerca de 15 mil crianças com idade entre um e cinco anos de idade. 

O objetivo é prevenir a população contra a poliomielite, uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico podendo causar paralisia.

 

Campanha Nacional de Multivacinação

 

A Campanha Nacional de Multivacinação 2020 do Ministério da Saúde (MS) está colocando em dia vacinas atrasadas de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

Entre as vacinas disponibilizadas pelo MS estão Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB) , Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.



Patrocinado