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Pensando em mudar seu negócio? Confira lições de empreendedores catarinenses que se reinventaram

24/01/2022 13:00:00

Pensando em mudar seu negócio? Confira lições de empreendedores catarinenses que se reinventaram
Foto: João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile | Divulgação

Com a volatilidade e a competitividade do mercado atual, a evolução das empresas deixa de ser uma opção e passa a se tornar uma imposição para aquelas que querem permanecer ativas com seus negócios. 

Afinal, o que é de um jeito hoje, pode ser completamente diferente amanhã, e é preciso acompanhar esse movimento.

A pandemia veio para reforçar ainda mais a questão, comprovando que é necessário estar pronto para se reinventar sempre que preciso. 

Agora, mesmo com a retomada econômica, é importante que os empreendedores permaneçam atentos ao contexto para reconhecer os momentos certos de se readaptar, incorporando mudanças sempre que necessário.

Confira três lições de empreendedores catarinenses que em algum momento da sua história precisaram reinventar suas operações, processos, mentalidades, produtos ou serviços para permanecer no mercado:

Esteja preparado para se fortalecer em novos mercados

As consequências drásticas da pandemia de Covid-19 não impactaram somente o mercado de eventos, como também todo o ecossistema que dá suporte ao setor. 

Um exemplo foi o da empresa Eyemobile, de Florianópolis, que oferecia uma solução de vendas móvel que ajudava a acelerar a experiência de consumo em grandes eventos. 

Criado em 2013, o software da startup permitia que o vendedor fizesse a operação sem estar no caixa — inovação que ajudava principalmente a reduzir as filas —, reunindo no portfólio cases como Jogos Olímpicos e Rock in Rio. 

Com a pandemia e a grande crise que afetou o setor, porém, a empresa perdeu 95% do faturamento e acabou precisando reduzir o time de 100 para 15 colaboradores.

Diante do cenário, o CEO, João Gustavo Pompeo, decidiu fortalecer a atuação no varejo, área em que a empresa dava os primeiros passos à época. 

Ele, que havia se reinventado como empreendedor após uma trajetória de atleta e de músico no passado, percebeu que era o momento de recomeçar. 

A empresa passou a oferecer novos produtos focados em jornadas de compras digitais, com tecnologias para autoatendimento por QR CODE, delivery e take-away, por exemplo.

Além de superar as adversidades, a Eyemobile chamou a atenção de grandes marcas com seu modelo de negócio promissor e, em abril de 2021, acabou sendo adquirida pela Getnet, braço de tecnologia de pagamentos do Grupo Santander. 

Hoje, a empresa oferece um sistema completo para vendas físicas e digitais, que integra frente de caixa (PDV), comandas eletrônicas, software de gestão, notas fiscais, meios de pagamento e relatórios de vendas. 

Desde a aquisição, o ritmo é de crescimento acelerado, com expectativas de ampliação do time para mais de 120 pessoas e de internacionalização das atividades em 2022.

Pompeo comenta:

“É preciso muita resiliência e capacidade de readaptação para permanecer no mercado. Mesmo que nós já houvéssemos iniciado nossa trajetória no varejo, precisamos mudar toda a estrutura para focar nesse segmento e, sobretudo, atuar também no ambiente virtual, que crescia exponencialmente”.

“Nossa ideia não foi apenas reinventar nosso negócio, mas ajudar outros empreendimentos a se reinventarem diante do momento desafiador, com apoio da tecnologia”.

Encontre uma dor real do mercado

A Involves, retail tech de Florianópolis que desenvolve soluções para indústria e varejo, inicialmente, era uma fábrica de softwares. 

André Krummenauer, co-fundador e CEO da empresa, conta que a empresa tinha o sonho de empreender em tecnologia e assim, começaram desenvolvendo portais, sites e sistemas específicos para atender as necessidades de alguns clientes. 

Em paralelo, desde o primeiro dia da Involves, já se colocavam esforços para ter um produto SaaS (Software as a Service) como o foco da empresa.

André explica  que buscando mais informações sobre indústria e varejo, foram identificados os desafios enfrentados pelo setor para fazer a gestão de trade marketing. 

Foi aí que a empresa decidiu investir em um produto que solucionasse esses problemas.

Nascia então o Involves Stage, solução completa para a execução, gestão e inteligência em trade marketing

Com a solução já consolidada no mercado e o conhecimento acumulado durante vários anos, a Involves decidiu ampliar e apostar em produtos que resolvessem também problemas dos varejistas, como o Involves Doors, que identifica e ajuda a corrigir uma das principais dores no varejo: a ruptura nas gôndolas. 

Atualmente, a Involves tem sede em Florianópolis e filiais em São Paulo, México e Colômbia. Suas soluções estão presentes em mais de 20 países, sendo usadas por clientes como L'Oréal, Fini, Unilever, Playstation, Motorola, Seara, Danone e 3 Corações. 

Busque parcerias com startups, universidades e outras empresas

A FESC Tecnologia, empresa criada em 2011 pela Federação Unimed Santa Catarina, passou por uma grande transformação buscando uma rápida profissionalização e fortalecimento de mercado no início de 2021.

Neste contexto, Daniel Torres foi convidado para assumir como CEO na desenvolvedora de softwares de gestão para operadoras de planos de saúde. 

Torres acumulava experiência como executivo na Oracle e no Gartner e começou a pensar em novos caminhos para a expansão da empresa. 

O primeiro passo foi o trabalho de reestruturação interna, com definição de novos setores e serviços, por meio de uma gestão colaborativa. 

Com a atuação, os resultados de 2020 superaram as expectativas, alcançando 125% da meta de vendas e um resultado de 15,4 % de EBITDA, além do crescimento de 45% do time. 

Mas a grande mudança veio em agosto de 2021, quando a FESC Tecnologia passou a ser a healthtech Zitrus

A prioridade em inovação ganhou força, assim como a parceria com startups, empresas de tecnologia e operadoras de planos de saúde, em um processo conjunto de inovação aberta e busca de novas soluções.

Assim, foi implantado o Zlabs, um Hub de Inovação e Aceleração da Zitrus. 

A iniciativa, que conta com a parceria das 23 Unimeds catarinenses, já trouxe resultados práticos e deu origem à TARIC, empresa com foco no desenvolvimento de prontuário eletrônico, gestão de clínicas, colaboração entre o paciente e o médico e medicina preventiva.

Torres complementa:

“Estamos vivenciando uma transformação muito grande nas operadoras de planos de saúde e agora estamos prontos para atender a essa demanda". 

“Para isso, tivemos que nos reinventar, pensar em conjunto soluções para o setor de saúde e desenvolver novos serviços para resolver esses desafios”. 

"Atualmente, são mais de 20 mil cooperados assistidos por nossos produtos, e queremos avançar ainda mais”.