TECNOLOGIA

IPM Sistemas está entre os 5 RHs que mais inspiram no Brasil

01/11/2022 14:00:00

IPM Sistemas está entre os 5 RHs que mais inspiram no Brasil

A IPM Sistemas, empresa catarinense de tecnologia, figura na lista de empresas brasileiras com práticas de recursos humanos mais inspiradoras. 

A divulgação dos selecionados no Prêmio Gupy Destaca – 100 RHs que mais inspiram 2022 foi feita na última semana, num evento em São Paulo.

 A IPM ficou entre os 5 melhores RHs dentre cerca de 1000 inscritos na categoria Encantamento, que analisou o trabalho do time da empresa em acolher, valorizar, e construir vivências memoráveis, desde o recrutamento e seleção ao desenvolvimento do colaborador. 

No ranking geral, considerando Atração, Desenvolvimento, e Encantamento, a empresa ficou na 11ª posição.

Promovido pela Gupy e Ideafix, a premiação levou em conta a análise de informações sobre práticas do setor de recursos humanos implementadas para atrair talentos, desenvolver profissionais e garantir que os colaboradores estejam satisfeitos no ambiente de trabalho.

Programas como o Jovens Talentos, que já preparou de forma gratuita mais de 1000 estudantes para ingressar no mercado de tecnologia, e iniciativas internas como a mentoria a novos contratados e de promoção da igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho garantiram à empresa as conquistas.

Criado há duas décadas e meia, o Jovens Talentos possibilita que grupos de jovens participem de cursos de curta e média duração e aprendam desenvolvimento de software, técnicas de atendimento e customer experience e adquiram outras habilidades necessárias para atuar no mercado de tecnologia e decolar em suas carreiras. 

Entre os mais de 1000 formados há diversos profissionais que tiveram a primeira oportunidade profissional na própria IPM e seguem na empresa, inclusive em cargos de alta liderança.

Há também mudanças mais recentes na gestão de pessoas na empresa, implementadas nos últimos 12 meses por Lúcia Mees, executiva que comanda a equipe, que trouxe a inspiração para alterar processos de seleção e treinamento de experiências nos Estados Unidos. 

Formada em Engenheira  Eletrônica e em Engenharia da Computação na universidade de Duke, uma das melhores do mundo, ela atuou em organizações como o Bank of America e na área de desenvolvimento de organizações em uma iniciativa de parceria entre a própria Duke e a Bill & Melinda Gates Foundation.

Na IPM, implantou um programa de mentoria. 

Nos primeiros seis meses na companhia, os colaboradores são acompanhados por veteranos, responsáveis por transmitir conhecimentos técnicos e soft skills, além de impulsionar uma cultura humanizada e de alta performance. 

Adotou também ferramentas para acompanhamento diário do humor das equipes. 

Também instituiu um canal online anônimo para conversas com o RH e novas formas de avaliação.

Veja o que diz Lúcia Mees:

“É muito importante que todos tenham avaliações de desempenho, saibam como estão executando seu trabalho. Mas é ainda mais importante olharmos para frente". 

"Além do feedback, usamos o que poderíamos chamar de feedforward, que é basicamente uma avaliação que projeta o que está por vir, indica soluções e busca construir um caminho para o futuro a partir de uma análise do desempenho passado”.