CONSTRUTORAS

Grupo Torresani celebra 35 anos anunciando expansão para o litoral Norte catarinense

07/11/2024 14:00:00

Grupo Torresani celebra 35 anos anunciando expansão para o litoral Norte catarinense

O Grupo Torresani completa 35 anos de atuação, consolidando-se como uma das principais forças do mercado imobiliário em Santa Catarina. 

A companhia celebra uma trajetória sólida marcada pela inovação e anuncia duas grandes novidades: expansão para o litoral Norte do estado, umas das regiões mais valorizadas do país, e lançamento de empreendimentos com foco na revitalização do centro de Blumenau, sua cidade de origem.

Com histórico de mais de 735 mil m² de área construída, cinco mil unidades entregues e R$ 2,7 bilhões em VGV acumulado, o Grupo projeta um VGV de 6,5 bilhões de reais até 2029. 

A empresa contabiliza hoje um landbank de mais de 20 áreas nas cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras, Navegantes, Itapema e Porto Belo, além de terrenos estratégicos em Blumenau. 

Em 2025, os lançamentos já programados devem ultrapassar a marca de 1 bilhão de reais.

ESTRUTURA ROBUSTA E DIVERSIFICAÇÃO ESTRATÉGICA 

Ao longo das últimas décadas, o Grupo Torresani estruturou suas operações em três áreas principais: construção civil, energia renovável e gestão de propriedades. 

Essa diversificação é parte fundamental da estratégia de sustentabilidade e crescimento de longo prazo.

Na construção civil, o Grupo atua por meio de duas empresas: a Torresani Empreendimentos Imobiliários, focada no mercado residencial de Blumenau e região, e a Torresani Litoral, que lidera a expansão para as praias do Norte catarinense. 

Reconhecidas pela excelência em acabamento e pontualidade, são mais de 180 mil m² de áreas em construção e 435 mil m² de projetos em desenvolvimento.

No setor elétrico, sob o comando da holding Torresani Energia estão a Eletrisa Energy Performance a Eletrify Energy Tech S.A. 

A Eletrisa foi criada em 2007 e posicionou o Grupo Torresani como um importante player na geração de energia renovável operando usinas hidrelétricas, térmicas e fotovoltaicas em diferentes regiões do Brasil. 

Já a Eletrify, fundada em 2022, está à frente da automação de plantas hidrelétricas com foco na inovação tecnológica. 

A holding também detém participação em mais 22 empresas do setor.

O Grupo Torresani também atua na gestão de propriedades por meio da Torresani Participações, que administra um portfólio diversificado de imóveis para locação, incluindo lojas, salas comerciais e residenciais.

UM OLHAR PARA O LITORAL NORTE 

A partir da parceria firmada com a Vokkan para o desenvolvimento dos edifícios icônicos Vértice, Vista Jardins e Voz que deram início à verticalização do Vivapark Porto Belo, primeiro bairro parque do país, o Grupo Torresani fincou pé no litoral e direcionou o olhar para cidades que vão despontar no mercado nos próximos anos. 

Esta nova fase é marcada por projetos que valorizam a qualidade de vida, a sustentabilidade e tem um olhar visionário sobre o futuro das cidades.

O primeiro lançamento no litoral, fora do Vivapark Porto Belo, aconteceu neste ano, em Piçarras, e a companhia se prepara para lançar mais dois grandes empreendimentos de alto padrão, desta vez em Barra Velha. 

Para 2025, a Torresani Litoral tem lançamentos previstos em Balneário Perequê, e o maior de todos em Piçarras, com mais de 120 mil m².

BLUMENAU EM EXPANSÃO 

A sólida atuação do Grupo Torresani em Blumenau também se expande e promete grandes novidades para o município. 

A Torresani Empreendimentos Imobiliários se prepara para anunciar projetos diferenciados que devem contribuir ativamente para a revitalização do centro da cidade.

Com um PIB per capita de mais de R$ 56 mil e um custo de vida competitivo em comparação com outras cidades da região, Blumenau viu sua população aumentar em 45% nas últimas duas décadas. 

A cidade conta com 380 mil habitantes, conforme dados do IBGE deste ano, o que representa um aumento de 5,35% em relação a 2023.

Neste ano, a empresa anuncia o primeiro empreendimento que compõe essa estratégia. 

Localizado no coração da cidade de Blumenau, na esquina entre a Amadeu da Luz e a Getúlio Vargas, o Criatto apresenta uma arquitetura que resgata os tradicionais edifícios dos anos 80, com salas grandes e espaçosas, mesclando matérias brutas como pedra, concreto e madeira. 

O projeto resulta em um visual elegante que representa o retorno do clássico. O empreendimento contará com 81 apartamentos, salas comerciais e escritórios.

Outros três projetos de grande porte, entre residenciais e comerciais, no centro de Blumenau devem ser anunciados pela empresa em 2025.

Valter Torresani, presidente do Grupo, comenta:

“Iniciamos o projeto com a Vokkan em 2021 e a experiência com o Vivapark contribuiu muito para o aprimoramento do nosso olhar para o urbanismo, por exemplo". 

"Ao longo dos últimos três anos mergulhamos em imersões internacionais, estudo e estruturação do que hoje é a Torresani Litoral, operação focada 100% nesta região".

Marcelo Rodrigues, VP da Torresani Litoral, afirma:

“Estamos levando os conceitos de arquitetura de experiência e bioliving para os projetos do litoral, sem fazer distinção entre o que é imóvel de primeira moradia ou temporada. A qualidade é a mesma”. 

“A prioridade é sempre o bem-estar do cliente e não a rentabilização do m² a qualquer custo, como se vê muito no mercado”.

Mariana Torresani, VP da Torresani Empreendimentos, diz:

“A cidade está em franco desenvolvimento e os projetos promovidos pela Prefeitura para melhorias urbanísticas, culturais e econômicas na região central são um grande acerto". 

"Paris, Barcelona e Nova Iorque, por exemplo, fizeram isso e deram um salto enorme de qualidade. A revitalização do centro de Blumenau vai trazer mais dinamismo e vida para o município”.