INDÚSTRIA

Indústria de Santa Catarina gera 1,3 mil empregos em outubro

29/11/2024 13:00:00

Indústria de Santa Catarina gera 1,3 mil empregos em outubro

A indústria de Santa Catarina registrou 1.320 novos empregos em outubro, elevando o saldo positivo de vagas acumulado no ano para 59.494, segundo informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. 

De acordo com análise do Observatório FIESC, entre os setores industriais que mais se destacaram na criação de oportunidades está a construção civil, com saldo de empregos formais em outubro de 413 vagas. 

No ano, o setor criou 13.691 postos de trabalho formais.

A contratação de profissionais em serviços especializados para a construção - como instalações elétricas e hidráulicas - puxou o desempenho e respondeu por 352 vagas, o equivalente a 85,2% do total da construção. 

Na segunda posição, o ramo de equipamentos elétricos se destacou, com a criação de 396 empregos no mês, incentivada pela fabricação de eletrodomésticos. 

Essa dinâmica reflete a expansão do consumo das famílias, que tem aquecido a demanda por produtos da linha branca. 

O nível de consumo também impactou o setor de máquinas e equipamentos, com geração de 277 empregos formais em outubro.

SETOR AUTOMOTIVO

A indústria automotiva também teve bom resultado, com a abertura de 143 novas vagas de emprego formais em outubro, com as atividades ligadas à fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias em destaque. 

A produção de peças e acessórios para veículos vem atendendo à crescente demanda do mercado nacional, impulsionado pelo aquecimento nas vendas de automóveis em 2024. 

Além disso, o setor integra em sua cadeia produtiva componentes de motores exportados por Santa Catarina, fortalecendo sua posição tanto no mercado interno quanto no comércio exterior. 

OUTROS SETORES 

Segundo o Caged, o setor de serviços lidera as contratações no mês, com 4,7 mil vagas, e também no acumulado do ano, com 64.382 oportunidades de trabalho criadas. 

O comércio teve saldo positivo de 3,5 mil empregos no mês passado, o que leva a um saldo positivo acumulado de cerca de 16 mil postos em SC. 

No total, foram gerados em outubro 10,1 mil novos postos formais no estado, elevando o saldo acumulado do ano para 140 mil empregos.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, afirma:

“O mercado de trabalho catarinense continua sendo impulsionado por setores ligados ao consumo das famílias. Por outro lado, o desempenho das exportações catarinenses tem favorecido a criação de postos de trabalho em segmentos industriais específicos”.

O economista do Observatório FIESC, Bruno Haeming, explica:

 “Esse efeito é explicado pelos encadeamentos produtivos, já que o maior consumo das famílias impulsionou setores voltados a bens de consumo final, como a indústria alimentícia e a fabricação de embalagens". 

"Isso, por sua vez, ampliou a necessidade de manutenção de maquinários industriais nessas atividades, gerando a maior parte das vagas no setor”.