TECNOLOGIA
Parceria tecnológica com a Exímio TI garante segurança e expansão em operações logísticas da Portonave
21/07/2025 17:30:00

A Portonave é o primeiro terminal portuário privado de contêineres do país, e há 17 anos iniciou a operação em Navegantes.
Possui parcerias com diversos armadores e as principais companhias marítimas globais.
Como parte estratégica do corredor logístico da região Sul, a empresa atua no recebimento, armazenagem e movimentação de cargas de importação e exportação, atendendo diversos segmentos industriais e comerciais.
Com uma infraestrutura moderna, tecnologia embarcada e foco em eficiência operacional, a Portonave desempenha papel fundamental no comércio exterior brasileiro, prezando por segurança, agilidade e qualidade nos seus serviços.
São mais de 118 movimentos de contêineres por hora, e mais de 1,2 milhão de TEUs movimentados em 2024.
Este ano a empresa iniciou um investimento de R$ 1 bilhão para receber navios maiores, com objetivo de aumentar a eficiência na movimentação de cargas.
DESAFIOS
Para sustentar os planos de crescimento e a implementação do planejamento estratégico, a Portonave identificou a necessidade de reforçar os recursos tecnológicos de suas operações, tais como:
- Ambiente de banco de dados crítico, sustentando operações 24x7.
- Necessidade de alta disponibilidade para garantir o fluxo contínuo das operações portuárias.
- Prevenção de incidentes e lentidão em momentos de pico operacional.
- Necessidade de equipe especializada e pronta resposta a qualquer eventualidade.
SOLUÇÕES
Para implementar as infraestruturas necessárias a Portonave contou com a parceria da Exímio Soluções em TI, especializada em entregar projetos de TI, sustentação de ambientes de Banco de Dados, Middleware e Soluções Cloud.
Felipe Flor, supervisor de Sistemas e Jardel Fischer, gerente de TI da PortonaveA Exímio atuou também junto ao ambiente crítico da Iceport, que é o armazém frigorífico da Portonave, uma gigantesca estrutura totalmente automatizada.
São mais de 16 mil posições de pallets movimentados exclusivamente pelo sistema, onde não há operação manual.
Ele é totalmente dependente do sistema que tem a gestão do banco de dados realizada pela Exímio.
Jardel Fischer, Gerente de TI da Portonave, diz:
“Toda a operação depende exclusivamente do banco de dados, não há operação manual, e não há nenhum plano de contingência em uma operação crítica como essa”.
“A parceria da Portonave com a Exímio começou em 2023 e, num ambiente tão crítico, necessitamos de uma empresa que nos garanta total confiabilidade”.
Felipe Flor , supervisor de Sistemas, avalia que o maior diferencial é a padronização de atendimento pela equipe da Exímio:
“Não importa quem me atenda, existe um padrão de atendimento, um padrão de qualidade, e um padrão de conhecimento e assim ficamos muito mais tranquilos, com um suporte próximo e de qualidade”.
“Quando procuramos um parceiro para nos apoiar, encontramos na Exímio as características que buscávamos, com conhecimento e domínio do ambiente do porte que temos aqui”.
Cristiane Fritz Gramkow, gestora Comercial e Relacionamentos de Exímio TI, destaca:
“A Exímio tem orgulho de apoiar a Portonave com um serviço de alta qualidade, garantindo a continuidade de operações críticas e a tranquilidade da equipe”.
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
RH Brasil - Inovação e excelência em gestão de Recursos Humanos
Pabst & Hadlich - Advocacia empresarial