PARCERIAS

Instituto Gene e Domani Global unem tecnologia e sustentabilidade em parceria inédita para o ecossistema de inovação

12/11/2025 15:30:00

Instituto Gene e Domani Global unem tecnologia e sustentabilidade em parceria inédita para o ecossistema de inovação

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser uma obrigação.

Atento a esse novo cenário, o Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau (CIB), firmou uma parceria com a Domani Global, referência em soluções ESG (Ambiental, Social e de Governança) e em inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O acordo tem como objetivo implementar, especificamente no CIB, uma jornada completa de sustentabilidade corporativa, alinhando inovação, inteligência artificial e práticas de descarbonização.

A ação é articulada pela ESG Shield Consultoria, parceira estratégica da Domani Global em Santa Catarina.

Segundo Marcio M. Bursoni, CEO da ESG Shield Consultoria, o projeto colaborativo nasceu de um propósito comum: fortalecer o ecossistema de inovação de Blumenau e acelerar a adoção de tecnologia e de práticas de gestão sustentável.

O documento prevê a implantação das plataformas Domani SaaS (Base), Domani SaaS Analytics Advanced IA e Domani Agente IA no CIB, possibilitando o levantamento padronizado de dados, a criação de dashboards estratégicos e a automação de relatórios de sustentabilidade e emissões de GEE, conforme as diretrizes do GHG Protocol (escopos 1, 2 e 3 do prédio).

Além disso, a Domani Global emitirá um relatório técnico de neutralização de carbono, com memória de cálculo e comprovação de lastro dos créditos, garantindo a neutralização das emissões referentes ao ano-base de 2024.

A parceria também contempla um programa de incentivo às startups residentes e incubadas, que poderão aderir a uma política exclusiva de acesso à plataforma Domani SaaS.

O acordo prevê cooperação pelo prazo de 12 meses.

Bursoni afirma:

“Ao conhecer o CIB e o Instituto Gene, ficou evidente o ‘match’. Trata-se de um ambiente de inovação capaz de potencializar ganhos mútuos e se tornar referência em boas práticas. A formalização foi ágil, como é o DNA de todos aqui envolvidos”.

“Nossa expectativa é que as startups gerem diferenciais competitivos junto a grandes clientes que já exigem práticas ESG de seus fornecedores. Isso cria uma cultura de impacto positivo desde cedo e amplia a capacidade de escalar de forma sustentável”.

O presidente do Gene, Udo Schroeder, comenta:

“Estamos sempre em busca de inovação. E pensar em fortalecer a cultura de ESG no CIB, onde temos mais de 40 empresas conectadas e uma circulação média diária de 300 pessoas, era o passo que precisávamos acompanhar dentro da nossa visão da busca por um futuro sustentável para todo o ecossistema”.