Clique aqui para anunciar

Museus do Centro Histórico recebem visita de mais de 140 alunos

Passeio apresenta aos estudantes os objetos dos primeiros moradores

Museus do Centro Histórico recebem visita de mais de 140 alunos

Os museus mantidos pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) receberam esta semana 143 estudantes da rede pública. Na terça-feira, 11 de julho, 25 alunos da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber estiveram no Museu da Família Colonial. No dia seguinte, foram 22 da EBM Pedro II e mais 48 da EBM Professora Zulma Souza da Silva. Os estudantes conheceram objetos utilizados pelos primeiros moradores da cidade e visitaram a exposição temporária Relíquias do Esporte: Blumenau e suas Referências nacionais.

Outro museu mantido pela FCBlu, o de Hábitos e Costumes, recepcionou 48 alunos da Escola Zulma Souza da Silva. O espaço guarda relíquias dos antepassados e recentemente abriu uma exposição em homenagem a colunista social Neusa Manzke. Os museus são abertos ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Os locais oferecem visitas mediadas para grupos, com agendamento pelos fones 3381-7516 e 3381-7979.

Atrações

O Museu de Hábitos e Costumes guarda artigos que marcaram o cotidiano dos blumenauenses desde o fim do século 19 até a atualidade. Parte do acervo foi doado à Fundação Cultural pela senhora Ellen Weege Vollmer.

São peças de roupa masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes ali referenciado em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais. A mais recente exposição temporária abriu ao público terça-feira, 11, em homenagem a colunista social Neusa Manzke.

O Museu da Família Colonial, também no Centro Histórico, preserva um acervo de 6.200 peças que eram de propriedade do fundador de Blumenau, dos colonizadores e de suas famílias. O acervo é composto por móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos e bem conservados.

Nos fundos do complexo do museu está o horto florestal, onde ainda se encontram as árvores plantadas pelo fundador da colônia. Também fica no local o famoso Cemitério dos Gatos.

Patrocinado
Patrocinado

Destaque Empresarial

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado