neg�cios

ABF faz retrato das 50 maiores marcas de franquias no Brasil

15/01/2018 10:00:00

O Botic�rio, AM OM Mini Market e Cacau Show foram destaques do ranking

ABF faz retrato das 50 maiores marcas de franquias no Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou a 2ª edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil feito com as marcas associadas.

A entidade reúne atualmente mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores). 

Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, desta que nessa edição pode-se acompanhar o desenvolvimento das maiores redes de franquias no país:

“Temos exemplos de redes que, inclusive, abriram mais de 100 unidades neste ano. Podemos ver também o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo como é o caso de alimentação, saúde, beleza e bem-estar e moda”. 

O ranking das três melhores foi:

Em termos de segmento de atuação, o destque foi para Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%).

Outro destaque foi o crescimento de pontos de venda alternativos (quiosques, trucks, contêineres, store in store, home-based) que passou de 6% para 9%.

As lojas físicas predominam com 91%. 

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das marcas que figuram na lista da ABF (72%) possui o Selo de Excelência em Franchising (SEF).

A ABF divulgou também um balanço preliminar parcial do desempenho do setor de franquias em 2017 e projeções para este ano de 2018.

Os dados preliminares indicam que a receita do setor em 2017 deve crescer 8% frente ao ano anterior, saltando de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões.

A projeção para este ano de 2018 é de ampliar o faturamento entre 9% e 10%.

Confira o ranking completo clicando aqui