Solu��es para isolamento de tubula��o reduzem ru�do dos sistemas hidrossanit�rios em apartamentos

22/08/2018 17:00:00

Na linha Hydro, a Ecofiber, de Blumenau, desenvolveu uma manta para redu��o de ru�dos

Solu��es para isolamento de tubula��o reduzem ru�do dos sistemas hidrossanit�rios em apartamentos
Foto: Divulga��o

Quem mora em apartamento sabe: nem sempre é fácil garantir o descanso depois de um longo dia de trabalho, por conta do intenso ruído vindo do vizinho.

Muitas vezes o incômodo vem da tubulação hidrossanitária, que envolve desde a descarga até a torneira aberta na madrugada.

Para reduzir o desconforto acústico destes espaços estão surgindo no setor de construção algumas soluções que focam no isolamento do barulho comum entre uma unidade de moradia e outra.

É o caso das mantas desenvolvidas pela Ecofiber, de Blumenau, na linha Hydro.

O produto foi criado com base no que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que lançou em 2013 a NBR 15.575, prevendo o uso de componentes que garantam maior conforto acústico nas edificações.

João Adriano Filho, gerente comercial da Ecofiber, destaca que:

“Essa manta pode ser aplicada em toda a tubulação da obra e reduz significativamente o ruído causado pela vazão da água. Como é produzida com lã de pet, tem alta durabilidade e um custo-benefício em longo prazo que ainda agrega mais valor ao imóvel”.

Ele ainda comenta que a marca especializada em produtos para isolamento está presente em diversas construtoras do país:

“Além de ser uma obrigação, as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do tema para o consumidor. Temos uma rotina bastante turbulenta e o descanso é essencial para a saúde. Com soluções como esta, as obras têm se tornado mais interessantes já no momento da compra do apartamento, pois o cliente tende a buscar um espaço que ofereça a ele o máximo de conforto. E isso já começa na estrutura do local”.

 

O que diz a norma

De acordo com a NBR 15.575, o volume máximo de sons que devem chegar de um ambiente a outro varia entre 35 e 45 decibéis (dormitórios) e entre 40 e 50 decibéis (salas de estar).

Isso equivale ao som de uma conversa normal ou de trânsito leve.

De um banheiro para outro cômodo vizinho, por exemplo, deve ser inferior a 42 decibéis.

João finaliza dizendo que “normalmente, em prédios mais antigos, o barulho do sistema hidrossanitário ultrapassa este limite. Isso é comum por conta da pressão da água, que também é importante para a eficiência do sistema. Por isso, a manta é a melhor saída para se abafar o som, mantendo a eficácia necessária nas tubulações dos prédios”.