ARTIGO: N�o h� limites para a inova��o

07/01/2019 07:00:00

Por Daniel Leipnitz, presidente da Associa��o Catarinense de Tecnologia (Acate)

ARTIGO: N�o h� limites para a inova��o

Por Daniel Leipnitz
Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)

 

A Acate já entrou em 2018 diferente. Ela começou o ano com uma nova marca, posicionamento e até mesmo um novo nome: antes Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, virou a Associação Catarinense de Tecnologia.

Para quem nos acompanha mais de longe, pode parecer que o verde da nova identidade visual tenha nos dado sorte, mas na verdade tudo o que aconteceu neste ano foi fruto de muita dedicação.

Um dos principais marcos foi o lançamento do Observatório ACATE em parceria com a Fiesc.

A partir dele, lançamos o Panorama 2018, com dados atualizados do setor de tecnologia em Santa Catarina.

Descobrimos, por exemplo, que o estado conta com 12,3 mil empresas, mais de 16 mil empreendedores e aproximadamente 47 mil funcionários.

Seu lançamento foi junto ao Startup Summit, evento do ecossistema que apoiamos e reuniu 2,3 mil participantes em Florianópolis, vindos de todos os cantos do Brasil para prestigiar as histórias dos nossos empreendedores.

Outro grande destaque foi a inauguração de três centros de inovação na capital catarinense: o Soho, Downtown e o ACATE Sapiens.

Todos eles estão credenciados na Rede Municipal de Centros de Inovação, iniciativa nossa em parceria com a prefeitura.

São quatro espaços, contando com o Centro de Inovação ACATE — Primavera, que devem cumprir as funções essenciais estabelecidas nas políticas municipal e estadual de inovação, tais como capacitação, informação, coworking, incubação e aceleração de startups, hackathons, acesso a investidores, atração de negócios, entre outras.

Também aproveitamos o ano para seguir um dos conselhos que a gente sempre dá aos nossos empreendedores: viramos internacionais.

Abrimos, em março, um escritório em Boston, nos Estados Unidos.

O local é um ponto de apoio para que as associadas tenham onde fazer negócio no país e integra o programa Acate International, que tem como objetivo fomentar a internacionalização das empresas catarinenses de tecnologia.

E não foi apenas o escritório em terras norte-americanas que nos tornou globais.

Neste ano nossa incubadora, o MIDITEC, foi reconhecida como a 5ª melhor do mundo pela consultoria UBI Global.

A premiação foi divulgada durante o World Incubation Summit 2018 em Toronto, no Canadá.

Além disso, para ampliar a visão de mundo da Associação, nossa diretoria participou de diversas missões empresariais para entender como a inovação ocorre em outros países, como Áustria e Portugal.

O que realmente impulsiona um ecossistema de inovação é a troca de conhecimento.

Por acreditar nisso, criamos ainda novos grupos temáticos — mulheres, investimentos e internacionalização.

Seus participantes se encontram periodicamente para discutir sobre esses assuntos e propor ações para melhorar o ambiente em que estão inseridos.

Entre os tópicos abordados estão, por exemplo, aumentar a participação feminina no setor tecnológico, atrair investidores para Santa Catarina e tornar mais fácil o processo de exportação para as empresas daqui.

E como organizar tantas iniciativas e torná-las acessíveis a todos?

Para isso, lançamos recentemente um novo portal, que reúne notícias, eventos e uma área interna para os associados.

Além de facilitar a interação, o site foi desenvolvido com foco na arquitetura da informação, responsividade e adequação à nova identidade visual da entidade.

Como conteúdo de destaque há agenda de eventos da Associação e de todo o ecossistema, dados do setor extraídos do Observatório Acate e uma nova área com conteúdos específicos para empreendedores

Para 2019, ainda temos muito o que fazer. Eu e os outros diretores fomos reeleitos em 2018 e estaremos à frente da entidade novamente pelos próximos dois anos.

Já temos planejados, por exemplo, novos centros de inovação na região da Grande Florianópolis, ampliação do nosso programa de inovação aberta, o Link Lab, uma nova vertical de negócios com foco em varejo e apoio a eventos — com destaque para a segunda edição do Startup Summit e à conferência da Anprotec.

O ano foi de grandes avanços, mas não há limites para a inovação. Por isso, temos muito mais a entregar em 2019.

Estamos esperando vocês em nossos espaços, que estão se multiplicando, para pensarmos juntos em como construir um futuro melhor.