Oito varas do trabalho cumprem todas as metas estrat�gicas processuais

28/01/2019 09:00:00

Resultado � o melhor j� obtido pelo TRT-SC desde 2010

Oito varas do trabalho cumprem todas as metas estrat�gicas processuais
Juiz Gustavo Menegazzi e a equipe de servidores da VT de Fraiburgo

Oito varas do trabalho catarinenses cumpriram, no ano passado, todas as oito metas estratégicas estabelecidas pelos conselhos superiores, o maior número já alcançado pelo TRT-SC desde o surgimento das metas, em 2010: as VTs de Araranguá, Fraiburgo, Indaial, São Bento do Sul e Videira, além da 1ª, 2ª e 4ª Varas da Capital.

Outras 17 unidades deixaram de cumprir apenas uma meta, e 12 não alcançaram duas.

Todas as 60 varas do estado cumpriram pelo menos duas metas.

Entre as que gabaritaram, um dos destaques foi a Vara de Fraiburgo, que cumpriu diversas metas com folga e elevou o percentual de conciliação, que já era alto em 2017 (79%), para 83% , o segundo maior índice do estado, atrás apenas da VT de Videira, com 85%.

O juiz titular da unidade, Gustavo Menegazzi, credita o desempenho ao comprometimento da equipe e ao bom relacionamento com os advogados:

“Os resultados conquistados decorrem de diversos fatores. Costumo acompanhar cada detalhe da Vara, buscando corrigir alguns aspectos aos poucos, conversando com os servidores sobre o procedimento a ser feito em cada caso. Cuidando de cada detalhe é que se chega num resultado global de maior eficiência".

O bom desempenho dos funcionários e a passividade nas audiências foram apontados como fatores que destacaram a unidade também.

 



Monitoramento

O diretor da VT de Araranguá, Manoel Silvano, destaca um outro fator que contribuiu para o cumprimento das metas na unidade: o monitoramento periódico.

Ele lembra que nos dois últimos anos a Vara “bateu na trave”, deixando de alcançar a totalidade das metas por detalhes.

A solução, segundo ele, foi adotar uma rotina de monitoramento, em conjunto com a Secretaria de Gestão Estratégica (Segest).

“Fazemos a verificação do andamento das metas e, se alguma estiver mais deficitária, nos reunimos com os juízes para encontrar uma solução. O acompanhamento periódico, até mensal, é importante para corrigirmos eventuais defasagens, concentrando esforços naquelas em que o resultado ainda não está satisfatório”, explica o diretor.

Os magistrados que atuam na unidade são os juízes Rodrigo Goldschmidt, titular, e Ricardo Jahn, substituto.

 

Reconhecimento

O desempenho das unidades judiciárias foi comemorado pela presidência do tribunal, que em agradecimento enviou certificados para as 60 VTs do estado enaltecendo o bom resultado obtido.

“Na busca da missão institucional, a Administração está empenhada em aprimorar as estruturas tecnológicas, humanas e metodológicas que subsidiam o exercício da atividade judicante. O alcance dos objetivos, todavia, se concretiza pelo esforço das equipes das Varas do Trabalho, com a prestação jurisdicional célere e efetiva”, assinalou a presidente Mari Eleda.