Prefeitura de Blumenau � a primeira a aderir solu��o que permite vota��es online

14/02/2019 14:00:00

Sitema ser� usado por secretarias, autarquias e funda��es do munic�pio

Prefeitura de Blumenau � a primeira a aderir solu��o que permite vota��es online

Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão e Transparência, aderiu a um software totalmente online para realizar eleições do órgão público.

BR Eleições, desenvolvido em Blumenau, permite segurança, conforto, economia, mobilidade, agilidade e facilidade no processo eleitoral.

O sistema pode ser usado por secretarias, autarquias e fundações do município.

De acordo com a Secretaria da Educação da cidade, ainda não há data específica para a aplicação do sistema, mas, ele será adotado nas próximas eleições de diretores das escolas públicas no município, por exemplo.

 

COMO FUNCIONA

O sistema tem a garantia de sigilo do voto e lisura do processo eleitoral.

Realiza a criptografia dos votos e do canal de comunicação, ou seja, deixa as informações e os votos de forma ilegível e que apenas o sistema de criptografia tem acesso para torná-las ocultas ou disponíveis para qualquer pessoa.

Além disso, o sistema permite que a votação seja feita de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet ou de forma presencial, sempre eletronicamente.

O diretor executivo da BR Eleições, Ricardo Costa, explica que o sistema automatiza todos os processos da eleição e conta com auxílio técnico 24 horas.

Existe um processo de preparação e configuração para garantir a tranquilidade no dia da votação, como:

  • Cadastro de votantes

  • Cadastro de sessão eleitoral

  • Cadastro de comissão eleitoral

  • Cadastro de chapas eleitorais

  • Cadastro de cargos

  • Cadastro de membros da chapa

  • Cadastro de perguntas para validação de identidade do eleitor

Ele ainda explica que “no momento que ocorre a eleição o foco é possibilitar ao eleitor exercer o direito do voto, promovendo, assim, o sucesso da eleição. O sistema consolida o processo eleitoral e permite auditoria e publicação dos resultados de forma célere, informando no mapa de apuração, o relatório de votantes e não votantes, ata de ocorrências da eleição e relatório de impedidos de votar”.