Projeto desenvolvido em Taquaras � selecionado para bolsa de estudos na Irlanda

23/07/2019 14:00:00

Supervisora passar� 1 ano de treinamento no exterior

Projeto desenvolvido em Taquaras � selecionado para bolsa de estudos na Irlanda

Trazer o dia a dia, os hábitos e a cultura da comunidade para dentro da unidade escolar. Essa é uma das práticas que norteiam as ações desenvolvidas no Centro Educacional Municipal Taquaras, de Balneário Camboriú.

Além disso, o foco do projeto desenvolvido na escola resultou na classificação da supervisora Mariangela Viola, autora do projeto, para um curso de aperfeiçoamento na na Universidade Mary Immaculate College, Escola em Limerick, na Irlanda.

Competindo entre 20 outros projetos brasileiros, o que "traz o diálogo entre comunidade e escola", foi selecionado como representante de Santa Catarina.

Ela segue para a Irlanda no dia 1 de agosto, onde permanecerá em curso, por um ano.

Mariangela fala com entusiasmo do projeto que envolve os alunos com a cultura local:

"A ideia desse projeto surgiu de um dos nossos alunos que é filho e neto de pescadores. Ele nos incentivou a ir visitar o rancho dos pescadores, onde as crianças puderam conversar e conhecer na prática o dia a dia desses profissionais que atuam na pesca artesanal, principal atividade do bairro".

"Esse projeto que escrevi, ainda não foi aplicado na íntegra na escola. O acordo da bolsa é voltarmos para o Brasil, aplicarmos nosso projeto com o aprendizado que tivemos nesse ano fora".

"A prática educacional de trazer a comunidade para dentro da escola é aplicada em todas as nossas ações pedagógicas. Essa é uma forma das famílias acompanharem nossas ações, delas tonarem-se agentes participativos das atividades escolares. O lema da nossa escola é "Educar para a vida" então é fundamental essa integração, para que nossos alunos possam aplicar os ensinamentos da escola na vida real, fazendo coro com toda a comunidade", enfatiza a gestora de Taquaras, Saly Amaral.