Supermercados garantem que abastecimento segue normal

19/03/2020 08:00:00

Supermercados garantem que abastecimento segue normal

Diante da pandemia do Coronavírus os supermercados experimentaram grande movimentação, com pessoas procurando estocar comida e artigos de higiene e limpeza.

A Acats - Associação Catarinense de Supermercados, através de seus diretores, tem se manifestado diversas vezes no sentido de que não haverá desabastecimento.

 

A entidade também repassou algumas recomendações aos comerciantes:
 

  1. Com consumo consciente, haverá desabastecimento.

  2. Os supermercados pedem para clientes não estocar mercadorias.

  3. Os mercados só ficarão desabastecidos se o consumidor não comprar com consciência. 

  4. A orientação é que os clientes não façam estoque, porque isso, sim, vai gerar desabastecimento.

  5. Alguns produtos levam dias para que haja uma reposição, é normal. Se as pessoas começarem a estocar, não vai ter tempo para que um novo carregamento chegue e vai faltar.

  6. Relatórios fornecidos pelos principais fornecedores indicam que não deverá haver problemas com as reposições.

  7. O único produto que pode haver isso é o álcool em gel, porque ele já não é vendido em grande quantidade ao longo dos meses e agora a demanda aumentou muito.

  8. Para evitar a proliferação do vírus, os supermercados também estão intensificando a higienização em suas instalações.

  9. Os estabelecimentos estão orientados a limpar os carrinhos, caixas, máquinas de cartão de crédito e outros equipamentos com frequência. 

  10. Nos caixas de autoatendimento os funcionários devem pedir para que os clientes mantenham uma distância e após uma compra finalizada, também o equipamento é higienizado.

  11. O manuseio dos alimentos já segue as recomendações da vigilância sanitária no dia a dia, mas a Acats reforça a necessidade para uma maior atenção quanto a isso.