Ind�stria eletrometalmec�nica destaca decreto que regulamenta opera��es

24/03/2020 14:00:00

Ind�stria eletrometalmec�nica destaca decreto que regulamenta opera��es

O sindicato que representa o setor eletrometalmecânico em 34 municípios da região Oeste, destaca melhor clareza quanto à possibilidade de operação das indústrias, estabelecida pelo governo de Santa Catarina através do decreto 525.

Nesse segmento, muitas empresas haviam paralisado suas operações em vista da falta de regras mais claras para as atividades industriais no Estado.

 

Conforme o decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, as indústrias podem manter a operação, desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho. 

As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, que não precisam ter redução do número de trabalhadores.

 

O presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), Adilson Campos, comenta sobre o novo decreto:

 

“O decreto é específico na indicação de que as indústrias podem trabalhar com metade de sua capacidade funcional, já que anteriormente não havia a fixação desse limite”. 

“Dessa forma, as empresas que haviam suspenso as atividades podem retomá-las, mas devem seguir as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades da saúde para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho”.

“Dou destaque a outras especificações do decreto, como prioridade de trabalho remoto para quem atua nos setores administrativos, por exemplo, e a possibilidade de afastamento de empregados pertencentes ao grupo de risco”.