Registro eletr�nico de Im�veis aumenta 490% em SC durante a pandemia

02/06/2020 14:50:00

Registro eletr�nico de Im�veis aumenta 490% em SC durante a pandemia

SC registrou um aumento nos registros de imóveis feitos de forma totalmente online.

Em abril, o aumento foi de 490% em comparação com o mês de fevereiro, quando a pandemia causada pelo novo coronavírus ainda não havia chegado ao Brasil. 

Os números são da Central de Registradores de Imobiliários de SC, plataforma que reúne todos os 129 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado.

No mês de fevereiro deste ano, foram apresentados eletronicamente 394 documentos para registro eletrônico. 

Já no mês de abril o número saltou para 2.327

Na comparação com o ano passado, o aumento é ainda maior.

No quarto mês de 2019 foram levados a registro eletrônico 265 imóveis, o que, se comparado a abril deste ano, representa um aumento de 778%.

 

O crescimento é motivadopelo atual cenário de isolamento social e pela possibilidade do envio de documentos para registro em formato eletrônico.

Isso se dá a partir da publicação do Provimento nº 94, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e do Provimento nº 22, da Corregedoria Geral da Justiça de SC.

Desde a publicação do mesmo, em 28 de março de 2020, já foram feitos 3.688 registros de imóveis eletronicamente no estado.. 

A norma, que trata sobre o funcionamento dos cartórios durante o período de pandemia, prevê que os serviços sejam prestados em todos os dias úteis e, preferencialmente, em regime de plantão à distância.

 

As normas editadas no período abriram a possibilidade dos Cartórios de Registros de Imóveis aceitarem documentos eletrônicos de uma fonte segura, sem a obrigatoriedade da utilização do certificado digital no formato ICP-Brasil, ou a digitalização por quem possua o certificado e se responsabilize pela digitalização, a exemplo de notários e gerentes de bancos.

 

Luiz Eduardo Freyesleben Silva, presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRI/SC), destaca a importância das normativas que flexibilizaram, sem perda de segurança jurídica, a possibilidade do envio de documentos aos Cartórios de Imóveis:

 

“As normas nacionais e estaduais editadas na pandemia estimularam o tráfego eletrônico de documentos, eliminando algumas barreiras técnica”.

“isso possibilitou um incremento nos títulos que puderam acessar eletronicamente os Registros de Imóveis em Santa Catarina, como se pode conferir pelos números”.

 

Como usar o serviço:

 

Pelo novo procedimento, os documentos para registro de imóveis agora são enviados à Central pelo usuário/interessado, após cadastro com dados básicos, que em seguida remete para o Cartório correspondente. 

A unidade recepciona o documento e faz o cálculo do valor do serviço e eventuais taxas incidentes referentes ao serviço solicitado.

Após o pagamento, o Cartório vai protocolar o título, seguindo-se o mesmo trâmite que seria aplicado a um documento apresentado fisicamente, com a vantagem de o usuário não precisar se deslocar até o cartório, podendo recorrer ao serviço de forma confortável a qualquer horário, e de qualquer local, bastando para isso ter acesso à internet.

 

O e-Protocolo, pelo qual os documentos para registro são enviados, é um serviço que pode ser utilizado por qualquer pessoa física ou jurídica, que poderão apresentar títulos eletrônicos para registro ou averbação por meio de upload no sistema, de maneira a eliminar a necessidade de comparecimento ao Ofício de Registro de Imóveis para realizar seu protocolo.

Podem ser enviados por meio da ferramenta escrituras públicas, instrumentos com ou sem força de escritura pública, títulos judiciais, títulos administrativos, requerimentos autorizações para cancelamento de garantias, observadas as seguintes orientações.