Solu��o da AMcom reduz a espera por cr�dito nas Cooperativas Ailos

09/06/2020 17:00:00

Solu��o da AMcom reduz a espera por cr�dito nas Cooperativas Ailos

No Sistema Cooperativo de Crédito Ailos, que reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul, o produto CDC (Crédito Direto ao Cooperado) vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado.

O produto ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito. 

Além da reestruturação do produto realizada pela central Ailos, a agilidade foi alcançada graças a uma solução desenvolvida pela blumenauense AMcom

A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática ou em apenas 8 minutos quando necessária análise manual.

Isso resulta em uma redução de 60% no tempo

 

Com o app da Ailos, os lojistas podem consultar na palma da mão as propostas emitidas.

O cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica pelo próprio aplicativo de internet banking da central. 

A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à Cooperativa.

Dessa forma o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa.

 

Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018. 

No primeiro bimestre de 2020 já apresenta crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019.

 

O superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, comenta:

 

“A evolução da concessão de CDC vem crescendo mês a mês no sistema e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior”.

“Além do novo sistema desenvolvido pela AMcom, o crescimento também é resultado do fortalecimento da parceria com lojistas e amadurecimento da atuação dos agentes CDC nas cooperativas”. 

“Com a reabertura do comércio esperamos uma procura ainda mais expressiva pelo produto nos próximos meses e acreditamos que será uma alavanca importante para retomada da economia regional”.. 

 

Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, explica:

 

“Os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário, e somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da Cooperativa. O processo não permitia um fluxo automatizado de dados”.

“Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP”.

“Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”. 

 

O lojista Joel Sebold, proprietário da SD Choppers, de Blumenau, conta que o novo CDC tem aumentado suas vendas que têm alto valor agregado por se tratarem de customização e mecânica de motos Harley Davidson:

 

“Para o cliente, a vantagem é o pagamento facilitado em várias parcelas com uma taxa atrativa, enquanto para nós lojistas é uma forma de incrementar rápido o fluxo de caixa pois recebemos o valor à vista”.

“Essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem”