CORONAVÍRUS

Prefeitura de Blumenau abre agenda de vacinação contra a Covid-19 para novos grupos da educação

27/05/2021 18:15:00

Prefeitura de Blumenau abre agenda de vacinação contra a Covid-19 para novos grupos da educação

A Prefeitura de Blumenau disponibilizou nesta quinta-feira (27), novas vagas para a vacinação contra a Covid-19. 

São cerca de 5,4 mil vagas que contemplam diversos públicos, entre eles oito grupos da educação e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A aplicação de 1,8 mil doses por dia acontece na sexta, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30, no Parque Vila Germânica. 

As vagas serão disponibilizadas de forma sequencial, ou seja, conforme o esgotamento das vagas do dia, a ferramenta disponibilizará novos horários para o dia seguinte.

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que mantém atendimento nesta quinta-feira até às 20h, na sexta até às 22h e no sábado e domingo até 17h, conforme disponibilidade de vagas. 

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. 

Vale ressaltar que quem realizou a vacina da Gripe (H1N1) deve aguardar um período de 14 dias para se vacinar contra a Covid-19. 

Confira os públicos que podem agendar vacinação e a documentação necessária:

  • Profissionais acima dos 18 anos que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica, na gestão do PlanConEdu: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.
  • Professores e auxiliares que atuam nas instituições exclusivas de Educação Especial (Caesp), ou seja, professores e auxiliares da APAE e do CEMEA acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.
  • Professores, segundo professores, auxiliares e afins acima dos 18 anos que atuam em sala de aula: a) na educação infantil, com crianças de 0 a 3 anos de idade; b) na pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade; c) do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos); d) do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos) e e) ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano): Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.
  • Profissionais acima de 18 anos que atuam nas unidades de educação públicas ou privadas nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e Forças Armadas acima dos 18 anos das seguintes Corporações: Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Bombeiros Voluntários e membros das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) lotados em Santa Catarina: Documento de identificação, carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição.
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima dos 18 anos: Comprovante de recebimento do beneficio.
  • Pessoas com Deficiência Permanente acima de 18 anos: Atestado ou declaração médica ou  documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência, ou ainda Carteira de Transporte Público.
  • Pessoas com comorbidades como, por exemplo, Fibrose Cística e transplantados, acima dos 18 anos (Lista completa de comorbidades em https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/comorbidades/): Preferencialmente atestado ou declaração médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento. Receitas de medicamentos que deixem claro a condição da pessoa (validade de 1 ano para medicamentos de uso não controlados) também terão aceitação na falta das opções anteriores.
  • Puérperas com comorbidades acima dos 18 anos (Lista completa de comorbidades em https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/comorbidades/): Declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento + comprovação de comorbidade.
  • Pessoas com hipertensão arterial estágios 1 e 2 acima de 50 anos: Preferencialmente atestado ou declaração médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento. Receitas de medicamentos que deixem claro a condição da pessoa (validade de 1 ano para medicamentos de uso não controlados) também terão aceitação na falta das opções anteriores.
  • Idosos acima dos 60 anos: Documento de identificação.

VACINAÇÃO DE OUTROS PÚBLICOS  

Conforme a deliberação 065 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pessoas em situação de rua com idade entre 18 e 59 anos e a população privada de liberdade que tenha comorbidades, deficiência permanente grave ou idade acima de 60 anos, também devem receber a vacinação contra a Covid-19. 

No caso das pessoas em situação de rua, além da vacinação dos usuários no abrigo municipal, a Secretaria de Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, fará a busca ativa do público-alvo. 

Já as pessoas privadas de liberdade serão vacinadas mediante listagem, assim como já acontece com os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.  

Os demais grupos da educação serão contemplados, de forma gradual e escalonada, conforme o município for recebendo novas remessas de vacina do Governo do Estado.  

TRABALHADORES DE SAÚDE  

Os trabalhadores da saúde, que estão com as vagas esgotadas neste momento, podem preencher um cadastro demonstrando interesse em realizar a vacinação assim que novas doses do imunizante forem enviadas pelo Governo do Estado. 

O cadastramento está disponível em bit.ly/cadastrosaudebnu.