EVENTOS
Mulheres da Terra: um evento de sustentabilidade com uma proposta de conteúdo e experiência inovadora, em Blumenau
07/05/2025 14:30:00

O Mulheres da Terra nasceu com o propósito de proporcionar espaços de diálogo sobre a agenda ESG e inspirar organizações e pessoas a construir negócios e jornadas mais sustentáveis.
Um evento conectado às principais discussões globais, como legislações, boas práticas de mercado, tecnologia e inovação em sustentabilidade, e à necessidade de expansão da consciência humana para construir o amanhã da Terra.
UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
O evento é uma iniciativa do coletivo Abyayala, formado por 5 mulheres, com conhecimento e histórias que se complementam, e que acreditam que a reconexão do ser humano com a Terra e seus ecossistemas é o único caminho para a sustentabilidade.
Amélia Malheiros, integrante do Abyayala ressalta que “o coletivo nasceu de uma crença compartilhada entre todas de que esse mundo melhor que tanto falamos em construir começa no indivíduo e se fortalece quando nos unimos. Acreditamos que transformações verdadeiras só acontecem quando há colaboração, união, uma consciência coletiva fortalecida”.
POR QUE MULHERES?
O evento nasceu do encontro de cinco mulheres que, ao reconhecerem a força do coletivo e o papel transformador de cada uma na construção de uma sociedade mais justa e regenerativa, decidiram se unir.
Carla Oliveira, que integra o coletivo, explica que “a partir dessa união, buscamos dar voz e visibilidade a outras lideranças femininas que estão à frente da integração da agenda ESG nos negócios, promovendo impactos positivos e inspirando mudanças reais. Reunimos profissionais de diferentes áreas e segmentos que, com propósito e ação, contribuem ativamente para a regeneração da Terra”.
Mas nem só mulheres falam, nem só mulheres participam.
“O fórum é aberto para todas as pessoas, de todas as idades, com diferentes repertórios e visões de mundo. Afinal, é na diversidade coletiva que seremos capazes de construir novas soluções para os desafios sociais e ambientais da atualidade”, ressalta Thiti Galdino, integrante do coletivo.
UMA PROGRAMAÇÃO DIFERENTE DO HABITUAL
O evento promete uma programação que vai surpreender o participante, por abordar o tema sustentabilidade de uma maneira não convencional.
“Mais do que um evento sobre sustentabilidade, vamos viver uma experiência, com discussões profundas sobre o tema de um jeito diferente do que as pessoas estão acostumadas. Construímos o encontro em três pilares centrais que guiam cana painel e conteúdo selecionado para compor o nosso dia: eu e o mundo, somos no coletivo e o futuro é ancestral”, contextualiza Rafaela Carl, participante do coletivo.
O fórum resgata a compreensão de que somos seres integrais e que a capacidade humana de criar realidades de mundo e solucionar desafios, seja através de empresas, projetos ou outras iniciativas, está diretamente ligada à conexão com a sua essência individual, sua compreensão e resgate da relação íntima com a Terra.
Quando expandimos nossa consciência individual, ampliamos a capacidade coletiva de grupos, comunidades e organizações, de criar e recriar negócios, sistemas econômicos, tecnológicos, sociais e políticos mais prósperos e sustentáveis e verdadeiramente sustentáveis.
Com uma programação que conta com 6 painéis, o Mulheres da Terra irá abordar temas como o desenvolvimento individual na jornada ESG, o empreendedorismo feminino, a integração de indicadores ESG aos negócios, como podemos construir cidades mais inteligentes e sustentáveis, cases de startups que solucionam desafios socioambientais com o uso da tecnologia, e encerra com uma mensagem de lideranças indígenas da etnia Noke Koi.
“Vamos encerrar o evento com um convite para olhar para o passado como uma fonte de inspiração e aprendizado, reconhecendo que a sabedoria acumulada ao longo dos séculos pode nos guiar na construção de um futuro mais sustentável, justo e harmonioso. É um chamado para honrar nossas raízes enquanto avançamos em direção a um amanhã mais consciente e conectado”, acrescenta Sharon H. Koepsel, integrante da Abyayala.
O evento já conta com patrocinadores de peso, como a Fundação Hermann Hering, o SCMC – Santa Catarina Moda e Cultura, a empresa Veolia, a Viacred, além de apoiadores institucionais, como o SEBRAE SC, Movimento ODS Santa Catarina, e SENAI Blumenau, parceiros estratégicos, como a Escola Ecoh, SOLLO, SENAI, LumenArtem e Encantos Eventos.
A ação também está conectada aos ODS, contribuindo em temas como a construção de cidades e comunidade mais sustentáveis, a promoção da igualdade de gêneros, o fomento a uma indústria inovadora e sustentável, a construção de repertórios, especialmente para o combate às mudanças climáticas, o consumo e produção mais conscientes.
O evento será no dia 10 de junho, das 08h às 18h, no Auditório Bruno Hering | Rua Hermann Hering, 1740 - Bom Retiro, Blumenau – SC.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.sympla.com.br/evento/mulheres-da-terra-forum-do-amanha.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
08:00 | Recepção e credenciamento
PAINEL 1: A expansão da consciência | A cura do mundo começa pela cura do indivíduo, com Julio Oliveira, terapeuta sistêmico e facilitador da expansão da consciência.
PAINEL 2: As habilidades do futuro | Para a construção de soluções, negócios e de uma sociedade mais sustentável, serão necessárias habilidades humanas essenciais. Uma conversa sobre a importância do desenvolvimento humano para enfrentar desafios globais, conduzida por Rafaela Carl,consultora e facilitadora de jornadas para a sustentabilidade.
PAINEL 3: Mulheres que empreendem com alma | Uma conversa conduzida por Amélia Malheiros, empreendedora e consultora em ESG, com mulheres empreendedoras convidadas: Angela Malheiros, da Emulsicare - empresa de cosméticos baseados em pesquisa científica, Fabiana Bertoldi, da Pacoa Eco - marca de produtos com foco na economia circular, e Heloiza de Alcantara, fundadora da Feito por mim Heloiza de Alcantara Camillo, do ramo de papelaria artesanal e cartonagem.
12:00 | Intervalo para almoço
- TARDE -
13:20 | Retorno à programação
PAINEL 4: Do ESG à economia sustentável | Uma conversa sobre como os indicadores financeiros integrados contribuem para o enfrentamento da crise climática, conduzido por Sharon H. Koepsel, mentora e consultora em sustentabilidade para empresas e pessoas, com Joyce Oliveirada Veolia e convidados.
PAINEL 5: O Futuro Inteligente das Cidades | Como a tecnologia transforma a qualidade de vida nas cidades do futuro. Vamos explorar o conceito de "viver inteligente", que surge como uma resposta aos desafios das mudanças climáticas. Conduzido por Carla Oliveira, consultora em inovação, ESG, e mercado de carbono e convidados.
PAINEL 6: ESG pitch - Tecnologia + Sustentabilidade | Vamos conhecer startups, em uma rodada breve de apresentações, com soluções baseadas em tecnologia para desafios socioambientais, vividos por empresas e comunidades. Um momento de conexões com ideias e negócios que estão recriando realidade e transformando desafios em oportunidades.
MENSAGEM POVOS ORIGINÁRIOS NOKE KOI | Os saberes ancestrais dos povos originários como base para ressignificar os novos tempos.
17:45 | Encerramento do evento
Acompanhe as novidades do evento no perfil do Instagram @coletivo_abyayala.
SANTA CATARINA MODA E CULTURA
Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.
Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Angel, Apolo Atacado, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Daniela Tombini, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, FHH, FashionLab, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Huvispan, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Marisol, Meias Loa, Marina&Gabriella, Objeto Brasil, Oceano Surf, ONDM, Romitex, SCAR, Sizebay, Systêxtil, Tecnoblu, Texplay, Todolivro, TonyFun, TR Têxtil, Uoou Solutions, Villa Têxtil, Viva Embalagens.
Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.
Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.
Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.
Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
CDL Blumenau - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência
Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FDC na Fundação Fritz Müller tem foco em capacitação e progressão de carreira
O objetivo é formar profissional com visão sistêmica aliada ao conhecimento em gestão de negócios