RECONHECIMENTOS

Viacredi entrega reconhecimento a instituições contempladas pelo Programa Valor Social

02/09/2025 11:30:00

Viacredi entrega reconhecimento a instituições contempladas pelo Programa Valor Social
Da esq. para direita: Rafaela Koser, gerente do PA da Viacredi, em Gaspar; Ida Luciani Scottini, diretora da escola Ervino e Michelle Simas, da área de relacionamento com o cooperado

A Viacredi, uma cooperativa Ailos, iniciou o reconhecimento das instituições contempladas na primeira edição de 2025 do Programa Valor Social.

A iniciativa valoriza entidades que desenvolvem projetos sociais, ambientais e educacionais, que promovam transformações concretas nas comunidades onde atuam.

Entre os projetos reconhecidos está o “Lixo no lixo, Ervino no Capricho”, da Escola Municipal Ervino Venturi, de Gaspar.

Em 2023, a instituição deu início a um projeto voltado à sustentabilidade e contou com o apoio das ações de educação da Viacredi.

Após receber a palestra de um consultor especializado, parceiro das iniciativas de educação da cooperativa, a escola estruturou ainda mais o projeto e deu início efetivo a novas iniciativas.

Entre elas: a coleta de vidros de conserva, que são retornados para as fábricas; a reutilização de óleo de cozinha usado, destinado à produção de sabão; a reciclagem de papéis provenientes de recortes e trabalhos escolares; e a construção de uma composteira para restos de alimentos da merenda, aproveitando até raspas de lápis como cobertura.

CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Em 2024, a escola inscreveu o projeto para a certificação Lixo Zero e conquistou o certificado ao reaproveitar mais de 91% dos resíduos gerados pelos mais de 200 alunos.

O resultado colocou a Ervino Venturi entre as 15 escolas Lixo Zero do país – sendo a primeira de Gaspar e a segunda de Santa Catarina a alcançar este feito.

IMPACTO DO VALOR SOCIAL 

Criado em 2024, o Programa Valor Social tem como objetivo fortalecer o impacto de iniciativas sociais, ambientais e educacionais nas comunidades onde a Viacredi está presente.

Em 2025 – declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas –, o programa realizou duas edições.

Até o momento, 180 projetos foram apoiados, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Desde seu lançamento, mais de R$ 1 milhão já foram destinados às iniciativas aprovadas e desenvolvidas pelas instituições parceiras.

Ida Luciani Scottini, diretora da Escola Ervino Venturi, comemora:

“Aqui reciclamos todos os resíduos gerados pela escola”.

"Receber esta homenagem é o reconhecimento ao nosso trabalho e o exemplo de integração com a comunidade”.

"Quero ser multiplicadora de boas atitudes e práticas em relação ao meio ambiente”.

Para o diretor administrativo da Viacredi, Marcelo Cestari, o projeto reforça o propósito cooperativista de gerar impacto positivo para além dos serviços financeiros:

“Quando apoiamos e reconhecemos iniciativas como a da Escola Ervino Venturi, estamos investindo no futuro”.

"Esses projetos inspiram, mobilizam e mostram que pequenas mudanças de hábito podem transformar realidades inteiras das comunidades”.

“Apoiar iniciativas das comunidades em que estamos presentes, reforça que cooperar é gerar oportunidades e soluções para toda a comunidade”.

"No Ano Internacional das Cooperativas, essa missão ganha ainda mais significado, pois mostramos que é possível crescer juntos, cuidando das pessoas e do lugar onde vivemos”.





AGB Gestão de TI e Lenovo promovem evento sobre inovação em servidores em Florianópolis

Experience Personnalité AGB e Lenovo ocorre na manhã do próximo dia 12, no Hotel Majestic