MODA
Uma provocação feita há 14 anos volta ao SCMC para mostrar, na prática, o poder do protagonismo
17/09/2026 20:55:00
Encontro com Jean Rosier, da Perestroika, e Junior Oliveira, presidente da Círculo conecta provocação, liderança e história de transformação profissional
Há 14 anos, uma provocação lançada dentro do SCMC dizia, de forma simples e direta: “Vai Lá e Faz”. Entre as pessoas que participaram daquela experiência estava um profissional que, na época, atuava gerente de marketing da Círculo. Hoje, ele ocupa a presidência da empresa.
Essa história será um dos fios condutores do Protagonismo em Ação, encontro promovido pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) no dia 6 de outubro, em Blumenau, reunindo Jean Rosier, da Perestroika, e Junior Oliveira, presidente da Círculo.
DO “VAI LÁ E FAZ” À PRESIDÊNCIA DA CÍRCULO
Mais do que um encontro sobre liderança, criatividade ou comportamento, a proposta é colocar frente a frente à provocação e o resultado: de um lado, uma metodologia que estimula pessoas e organizações a romperem padrões e transformarem pensamento em ação; de outro, a trajetória de quem incorporou essa mentalidade à própria carreira e, anos depois, passou a disseminá-la dentro de uma das principais empresas do setor têxtil catarinense.
Em 2012, a Perestroika realizou no SCMC o exercício “Vai Lá e Faz”, uma provocação que colocava o indivíduo no centro da transformação: menos espera, mais iniciativa; menos espectador, mais protagonista.
Junior Oliveira participou daquele momento quando ainda atuava na área de marketing da Círculo. Ao longo dos anos, assumiu novos desafios e responsabilidades até chegar à presidência da companhia.
Agora, 14 anos depois, ele retorna ao SCMC para compartilhar não apenas sua trajetória, mas como aquela lógica de protagonismo ultrapassou a dimensão individual e passou a fazer parte da forma como ele lidera, provoca e mobiliza pessoas dentro da organização.
A conexão entre passado e presente transforma o encontro em uma demonstração concreta de como experiências, repertório e atitude podem produzir movimentos que só se tornam visíveis anos depois.
JEAN ROSIER PROVOCA: QUAL É O PAPEL QUE ESCOLHEMOS OCUPAR?
A primeira parte da tarde será conduzida por Jean Rosier, da Perestroika, Escola de Aprendizagem Ativa conhecida por provocar pessoas e organizações a questionarem padrões, ampliarem repertórios e transformarem pensamento em ação.
O encontro propõe uma reflexão especialmente atual para líderes e profissionais diante de um ambiente de negócios em transformação acelerada: esperar que o futuro aconteça ou assumir responsabilidade pela construção dele?
Na sequência, Junior Oliveira leva a discussão para o terreno da experiência real, mostrando como protagonismo pode deixar de ser apenas um conceito para se transformar em comportamento, cultura e prática de liderança.
Marciel Éder Costa, presidente do SCMC:
“Quando olhamos para uma provocação feita dentro do SCMC em 2012 e encontramos, 14 anos depois, um profissional que participou daquela experiência liderando uma empresa como a Círculo, entendemos a força que existe em criar ambientes capazes de provocar transformação. O papel do SCMC é justamente esse: conectar pessoas, repertórios e experiências que não terminam no evento. Elas precisam continuar dentro das empresas, das lideranças e das decisões.”
Jean Rosier, Perestroika:
“Protagonismo não é esperar estar pronto, ter todas as respostas ou encontrar o cenário perfeito. É perceber o espaço que existe entre aquilo que queremos transformar e a nossa decisão de agir. Voltar ao SCMC e encontrar uma história que começou com o ‘Vai Lá e Faz’ e ganhou novos significados ao longo de 14 anos torna essa conversa ainda mais potente.”
UMA TARDE PARA QUEM QUER DEIXAR DE ASSISTIR ÀS MUDANÇAS
O Protagonismo em Ação acontece no dia 6 de outubro, na Premiersoft, em Blumenau, e é exclusivo para associados do SCMC.
A programação começa às 13h30, com café de boas-vindas. Jean Rossier conduz o encontro das 14h às 15h30 e, das 16h às 17h, Junior Oliveira compartilha sua experiência e os aprendizados de uma trajetória que ajuda a materializar o tema da tarde.
PROTAGONISMO EM AÇÃO | JEAN ROSSIER + JUNIOR OLIVEIRA
Data: 6 de outubro
13h30: Café de boas-vindas
14h às 15h30: Jean Rossier
16h às 17h: Junior Oliveira
Local: Premiersoft Blumenau – Rua Inês Voss, 51, Vorstadt, Blumenau
Participação: exclusiva para associados SCMC
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
Uma provocação feita há 14 anos volta ao SCMC para mostrar, na prática, o poder do protagonismo
Encontro com Jean Rosier, da Perestroika, e Junior Oliveira, presidente da Círculo conecta provocação, liderança e história de transformação profissional
Haco lança tecnologia 3D Form para etiquetas e amplia personalização na moda
A tecnologia garante que a etiqueta expanda com o tecido, garantindo maior valor agregado e novas experiências do consumidor
Havan projeta faturar R$ 22 bilhões em 2026 com 15 novas megalojas e expansão continua em 2027
Luciano Hang atribui a capacidade de expansão da rede a uma política rigorosa de reinvestimento integral dos lucros obtidos
Com engenharia verde e R$ 6 bilhões de aporte privado, Porto Brasil Sul consolida a Baía da Babitonga como epicentro da eficiência portuária do país
Novo projeto, em São Francisco do Sul, vai gerar cerca de 2.500 empregos diretos e terá tecnologia para garantir operação eficiente













